terça-feira, 28 de agosto de 2012

SISPASS REGISTRA MAIS DE 157 MIL PEDIDOS DE ANILHAS

Brasília (24/08/2012) – Desde o início do funcionamento do sistema de pedidos de anilhas do Ibama, na último dia 20/08, já foram solicitadas mais de 157 mil anilhas por parte dos criadores amadoristas de passeriformes. “Todos os ajustes foram feitos e o sistema está funcionando perfeitamente”, disse a coordenadora de Fauna Silvestre, Maria Izabel Gomes. Segundo Izabel, o maior número de nascimentos de pássaros ocorre entre setembro e março, o que irá, provavelmente, aumentar bastante a demanda.

A empresa Anilhas Capri foi credenciada pelo Ibama e é a responsável pela produção e emissão das anilhas aos criadores já cadastrados no instituto. Novos criadores só poderão ter acesso ao serviço caso o órgão ambiental do estado onde o criador reside firme acordo de cooperação técnica com o Ibama. As anilhas são de aço e não permitem falsificação. Os criadores amadoristas podem pedir no máximo 35 anilhas por ano.

A solicitação continuará sendo feita por meio da página Serviços On-Line do Ibama, que irá verificar a disponibilidade de anilhas para o criador e irá gerar um número único de identificação do pedido. Após realizar a solicitação, o criador deverá entrar no sistema da empresa credenciada para informar o endereço de entrega, escolher a forma de envio (PAC ou SEDEX) e imprimir o boleto de pagamento. O pedido só será efetivado e as anilhas confeccionadas após a confirmação de pagamento pelo banco. O uso das anilhas só terá validade após validação no sistema do Ibama informando o recebimento do material.

A partir deste ano, as anilhas serão entregues pela fábrica diretamente ao criador amadorista de passeriformes cadastrado no Ibama. Espera-se que, após a descentralização da gestão de fauna, os estados da federação adotem o mesmo sistema.