sábado, 25 de abril de 2009


PASSARINHEIRO X CRIADOR DE PÁSSAROS




"Vendo a questão levantada por um colega, postado no site da COBRAP em discussão sobre passarinheiro profisional, pude perceber o quão estamos errados em nos identificarmos como passarinheiros. Ao que consta, o passarinheiro é o cidadão que caça os pássaros na natureza, isto é, é o cara que depreda o meio ambiente. Tem um versículo na bíblia que diz isso, onde Deus nos diz para não cairmos na tentação como o pássaro cai na armadilha”laço” do passarinheiro. Portanto desde já digo que não sou passarinheiro, sou criador de pássaros.”

Por: Pablo Gomes Reis

FIBRA OU CANTO?





Essa é a pergunta que mais me fazem quando digo que sou apreciador de pássaros.
Vamos fazer um apanhado geral...

FIBRA: consiste em treinar o passarinho a participar de uma grande roda, onde participam na maioria das vezes mais de 300 pássaros da mesma categoria. Será avaliado aquele que possuir a maior fibra, aquele que cantar mais dentro de um tempo.
Isso é feito através de várias baterias que começam as 8:00 horas e chegam ao fim normalmente depois do meio dia.
Nelas são julgados o quanto o pássaro canta, não dando tanta importância ao seu canto se é Goiano, Alta Mogiana ou Flauta.

CANTO: Essa minha modalidade preferida.
Julga-se o pássaro diferente da modalidade acima, pelo canto, e não pelo tanto que ele canta.
Dentro desta modalidade o pássaro é colocado em uma estaca, um a cada vez, e tem o tempo de 5 minutos para ser avaliado seu canto. Este pode ser com repetição, que avalia dentre o canto, o numero de repetições
“numero de cantos” que este pássaro executa, ou sem repetição, que destaca-se somente pelo canto e não por repetições.
Isso tudo dentro de suas sonoridades : Alta Mogiana, Goiano ou Flauta.

Canto livre também faz parte de uma das modalidades do canto, porém não se julga desta forma, pois é cronometrado o quanto o pássaro canta dentro de um tempo e não o que ele canta.